terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Sou tão indecisa que não consegui decidir por um tílulo!

Este blog é para falar integralmente e exclusivamente de Mim(s). Não que Eu(s), ou a minha(s) vida(s), seja de interesse para alguém (além da minha mãe; porque é minha mãe), mas como Eu(s) sou de interesse à mim mesma, falarei sobre mim para mim "que sou meu desconhecido¹".

E vou começar a falar sobre mim a partir das impressões de terceiros.

Um belo dia, desses que não faz chuva nem Sol, nem tá frio nem tá calor, em que você  não está alegre nem triste, Eu(s) estava vivendo as emoções e aventuras que só algumas conversas do  MSN podem proporcionar. Foi então que um grande amigo (pelo menos na época) cismou de se interessar pela minha vida, quer dizer,  pela minha vida não, por Mim(s) mesma, como Ser. E então, eis que veio a definição de uma Wanubya por esse amigo, e veio da forma mais bela que poderia vir:  em melodia com letra e tudo.

Dizia ele estou indo pra Brasília neste país lugar melhor não há  : Wanubya, essa música te descreve. Parece que escreveram pra você!

E a dita cuja da música era: Coisas Que eu Sei, interpretada por Jorge Vercilo e um tal de Dudu Falcão (nunca tinha ouvido falar neste último). Achei lindo um amigo me dizendo que me reconhecia numa música, mais que isso, podia me definir com ela. Mas como assim definir?  Logo Eu(s) que não sou de me prender a nada passível de definições, eu que prefiro sentir a compreender, ia ser definida por uma música de quatro ou cinco estrofes? Então, passada a euforia de alguém ter se interessado pelo meu Ser, que nem é com letra tão maiúscula assim, tratei logo de questionar. Primeiro questionei o amigo, esse insistia que a música era a minha "cara". Foi quando atentei pra uma parte da música que dizia "meu mundo ta fechado pra visitação" . De repente ao invés de questioná-lo passei a me questionar. Como assim? Meu mundo ta fechado pra visitação? Após refletir percebi que o fato era verdade, meu mundo estava fechado para visitação, e o mais incrível de tudo isso é que eu mesma não tinha me dado conta, e que meu amigo sabia mais de Mim mesma que eu. Por alguns segundos fiquei perplexa comigo mesma. Mas é,  parece que é como diz o poeta " Temos amigos para saber quem somos²".

Antes eu dizia: conheço várias de mim e nenhuma delas sou eu. Hoje eu digo: desconheço várias de mim e todas elas sou eu.

¹Frase de Clarice Lispector no livro A Hora da Estrela
² paráfrase de Oscar Wilde no poema Loucos e Santos

Um comentário:

  1. Simplesmente adorei o poste. A parte humorada (Dizia ele estou indo pra Brasília neste país lugar melhor não há)ri mooooiiito... a citação de Wilde, cujo o poema é o meu favorito... Ah, a frase "eu que prefiro sentir a compreender" ... sem coments. Preta, quero ler seus 'bonsusorados' posteres. rs. Bjs

    ResponderExcluir